HSM | O Jogo os 7 erros da Transformação Digital

"Especialistas destacam as iniciativas que podem colocar sua empresa no futuro e ensinam a evitar os desvios existentes no caminho".

Negócios, Papel, Escritório, Laptop

Evite os Desvios

1 - Se sua empresa não for sexy, o digital importa menos.
MENTIRA

Existem diferentes modos de o digital acrescentar valor:

- Somente apoiado pelo digital, mantendo produtos e serviços físicos e cadeia de valor tradicional (p.ex. agronegócio);
- Enquadrado pelo digital, tendo produtos e serviços digitais e cadeia de valor tradicional (p.ex. telecoms);
- Empoderado pelo digital, com produtos e serviços físicos e cadeia de valor digital (p.ex. varejo);
- Naturalmente digital, com produtos e serviços digitais e cadeia de valor digital (p.ex. empresas de software).

No caso de a empresa escolher se tornar uma plataforma digital (fatores de sucesso):

1- Sugerir soluções para vários usuários;
2 - Personalizar a solução para os usuários;
3 - Engajar usuários com preços dinâmicos;
4 - Proteger os participantes (credibilidade);
5 - Firmar parcerias e fortalecer o ambiente.

Observação:  "A hesitação em relação ao digital talvez tenha a ver com nossa cultura ibérica, que busca qualidade."

2 - Não há mais oportunidades - nem em e-commerce.
MENTIRA

"A cada dia que passa, fica mais difícil criar uma grande empresa digital, porque as coisas que estão aparecendo agora ficaram de 10 a 30 anos sendo desenvolvidas em laboratório. No entanto, mesmo que haja líderes em determinado segmento, uma empresa pode desafiá-los ao desenhar uma experiência de usuário diferente - se a experiência for igual, o líder é que ganhará o consumidor."

3 - Velocidade é tudo.
MENTIRA

"A transformação digital exige planejamentos estruturantes por prazo de 30 anos - públicos e privados -, além de muito esforço repetitivo, coisas que não combinam com velocidade."


4 -  É preciso focar as disciplinas STEM.
MENTIRA

STEM (sigla para profissionais de Exatas, como engenheiros, matemáticos etc.)

É preciso focar as humanidades.

"É um erro achar que é preciso pensar criativamente para fazer as transformações criativas" (Teco Sodré). "Entenda o consumidor primeiro", diz Sodré.


5 - A experiência supera a estratégia.
MENTIRA

"Tecnologia não direciona a transformação digital"

A estratégia é fundamental para o sucesso do negócio.

6 - Basta fazer uma inovação.
MENTIRA

Não é suficiente inovar. É preciso considerar outros contextos.

7 - As tecnologias ainda têm de amadurecer.
MENTIRA

As tecnologias já estão em estágio bem avançado. "Não dá para proteger o trabalho, só o trabalhador. Então, abrace a era digital antes que seja tarde."

A ILUSÃO DE PULAR ETAPAS

"Para muitos especialistas, a era digital permite que economias em desenvolvimento deem saltos. Isso nem sempre é bom: passamos às estradas, pulando as ferrovias, e agora trens nos fazem falta".

O QUE FAZER

"Políticas governamentais poderiam ajudar, mas não conte com elas." - Assim, se direcione para os investimentos privados.

LÍDERES SÃO AINDA MAIS RELEVANTES

- "A relevância dos líderes para a transformação digital é um consenso entre os especialistas [...]". "Tem de haver equipe e, onde há equipe, tem de haver líder."

Fonte: HSM management. Março / Abril - 2018. Adaptado.

Comentários