HBRbr | O Fator Cultura - Guia da cultura corporativa para o líder

Os seguidores do líder devem estar alinhados com os objetivos da empresa

Assim...

"As atitudes dos funcionários podem criar ou destruir seu negócio. Como fazer com que todos caminhem no rumo certo."

Desse modo...

"A cultura pode mesclar de forma fluida as intenções dos altos executivos com o conhecimento e a experiência dos funcionários da linha de frente."


Negócios, Escritório, Contrato, Acordo

 Vejamos...

Guia da cultura corporativa para o líder.

"Estratégia e cultura estão entre as principais alavancas à disposição dos altos dirigentes em sua interminável busca para manter a viabilidade e a eficácia organizacionais. A estratégia oferece uma lógica formal para as metas da empresa e orienta as pessoas em torno delas. A cultura expressa metas por meio de valores e crenças e guia a atividade por meio de premissas e normas compartilhadas pelo grupo."

"Cultura Integrada: A Estrutura"

Depois de décadas de experiência examinando empresas, executivos e funcionários, desenvolveu-se um amplo modelo rigoroso para conhecer as principais características dos estilos da cultura e do grupo e da liderança individual. Analisadas as culturas conforme duas esferas, apareceram 08 características: o modo pelo qual as pessoas interagem e suas respostas à mudança. Esses 08 estilos se diferem entre as empresas. Contudo, praticamente todas as empresas são profundamente marcadas por resultados e acolhimento.

1- Aprendizado;
2- Prazer;
3- Propósito;
4- Acolhimento;
5- Resultados;
6- Autoridade;
7- Ordem;
8- Segurança.

As relações são relevantes. Estilos próximos (p.ex. segurança e ordem ou aprendizado e prazer) coexistem mais facilmente do que estilos que se encontram mais longe no esquema (p.ex. autoridade e propósito ou segurança e aprendizado.)

Atingir a cultura de autoridade usualmente significa ter as vantagens (e viver com as desvantagens) da cultura, porém perder as vantagens (e evitar as desvantagens) da cultura de propósito.

 O LINK entre Cultura e Resultados

"Quando alinhada à estratégia e liderança, a cultura forte produz resultados organizacionais positivos"

04 Alavancas para Desenvolver a Cultura

1- Articular a aspiração;

2 - Selecionar e desenvolver líderes que se alinhem com a cultura-alvo pretendida;

3 - Utilizar conversas organizacionais sobre cultura para ressaltar a importância da mudança;

4 - Reforçar a mudança desejada por meio do projeto organizacional;

Como moldar sua cultura?

"Em primeiro lugar, você precisa identificar as metas de cultura. As melhores têm algumas características comuns: alinham-se com a direção estratégica da empresa, requerem empenho na execução e refletem as demandas do ambiente empresarial externo."

Para estabelecer uma meta de cultura

1 - Compreenda a Cultura Atual;
2 - Considere a Estratégia e o Ambiente;

3 - Enquadre a Aspiração na Realidade do Negócio.

A convergência é importante

"Quando comparamos a visão dos funcionários sobre os atributos culturais mais proeminentes das organizações, surgiram dois tipos de organização: baixa convergência (os funcionários raramente estão de acordo sobre os atributos culturais mais importantes) e alta convergência (os pontos de vista dos funcionários estavam mais bem alinhados). [...]"

Contexto, condições e cultura 

"O contexto é importante quando é preciso avaliar a eficácia estratégica da cultura."

"Os líderes precisam considerar simultaneamente os estilos de cultura e as principais condições organizacionais e de mercado se quiserem que sua cultura ajude a promover o desempenho. A região e o setor estão entre os fatores externos mais relevantes a ter em mente. As mais importantes considerações internas incluem o alinhamento com a estratégia, liderança e projeto organizacional."

Fonte: Harvard Business Review - Br. Fevereiro 2018. Adaptado.

Comentários