Ferramentas de Marketing p/ o Empresário | Branding: O que é e como aplicar na sua empresa



Por Michele Ferracioli

Nossa colunista quinzenal sobre Marketing p/ Empresários



Branding, também chamado de gestão da marca, são ações alinhadas a identidade que a empresa deseja que deseja ser percebida aos consumidores. É todo um trabalho de construção de valores sensações que conectam o público consciente e inconscientemente.


Pense em uma marca. Além do nome, formas e cores, quais sensações e lembranças ela lhe trouxe?
                     







A função do branding é exatamente essa: “marcar” sensações e trazer lembranças específicas que associem o consumidor com a experiência em relação a marca.

Através de um conjunto de estratégias de marketing que ajudam as pessoas a estabelecer estas conexões, a construção adequada do branding é fundamental para que o cliente escolha sua marca ao invés do concorrente.

  Marcas concorrentes. Por que escolhemos uma marca ao invés de outra? Devido ao seu posicionamento!


O que é uma marca?


Diferente do que muitos pensam, a marca não é somente um logo ou um nome. Estes elementos fazem parte da marca, mas não é seu único componente.

A marca é todo o conjunto de elementos que remetem a sua empresa ou a você, podendo ser até mesmo um som que representa a marca! 


Como?  Um exemplo é a Harley Davison , que conquistou judicialmente o direito de ser a única detentora do barulho característico que sai do escapamento de suas motocicletas.

Em suma, é algo que é possível trabalhar a maneira que a marca seja percebida, mas não necessariamente imposta ao consumidor.

Famosa frase do publicitário Walter Landor



A Marca torna os produtos e serviços especiais em nossa mente, mas é preciso entender a fundo os reais motivos pelos quais as pessoas compram as coisas para Estabelecer uma conexão.


Por que escolhemos uma marca ao invés de outra?


Escolhemos determinada marca baseado na nossa identificação  em conjunto com os sentimentos que ela nos passa em relação aos objetivos e ideais da empresa.Nesse contexto pode ser afirmado que as pessoas não compram o que está sendo vendido, mas por que a empresa vende? 


Note que determinadas marcas que vendem a ideia de sustentabilidade, ecologia q que na prática não realizam testes em animais e utilizam elementos naturais por exemplo, acabam atraindo determinado público que valoriza essas características e se identifica ideologicamente.


Estes são apenas alguns dos aspectos que compõem o Branding, em outros posts trataremos outros assuntos como estes abaixo:




Gostou ? Confira os próximos posts e entenda um pouco mais como a construção do  Branding de maneira correta pode ajudar a posicionar melhor sua empresa!

Comentários