Franquias | Ações para Superar a Crise

"Investir em franquias - um negócio com modelo já testado - é hoje uma das opções para quem quer colocar em ação seu lado empreendedor, em especial para profissionais que perderam o emprego. Esse movimento deve resultar em nova expansão para o setor este ano, com aumento previsto de 8% sobre o faturamento de R$ 139,6 bilhões registrado em 2015, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Inicialização, Start-Up, Pessoas

"O cenário de recessão econômica, no entanto, exige cuidados e uma reformatação: as lojas ficaram mais enxutas; os quiosques tornaram-se boa opção na relação custo do investimento / prazo de retorno do capital; novas áreas de atuação, como universidades, estádios de futebol e aeroportos; parcelamento da entrada de pagamento. Além de controle rígido de custos e aumento de eficiência.

"Além dessas iniciativas, as franquias começaram a se direcionar para o interior do país, seguindo o caminho de shoppings centers, que se instalam em cidades com população de 100 mil habitantes. O mercado externo também se mostrou uma boa alternativa de expansão, principalmente nos Estados Unidos e nos países do Mercosul. Há ainda, por parte do franqueador, a preferência por profissionalizar a operação e intensificar o trabalho com multifranqueados, o que ajuda a reduzir riscos."

Fonte: Carta ao Leitor. FRANQUIAS. NOVOS DESTINOS. Investidores buscam oportunidades no interior do país e no mercado externo. Valor Setorial. Junho de 2016.

Comentários